DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
03/12/2014
Em seu histórico de atuação, o Oi Futuro reúne diversas iniciativas voltadas para esse público em seus espaços próprios e por meio dos projetos apoiados. O intuito é, além da inclusão, abrir espaços e incentivar atitudes que coloquem a pessoa com deficiência como protagonista da sua história e como produtor de cultura e conteúdo para promover a cidadania e a igualdade.
“O Oi Futuro tem um posicionamento pioneiro no Brasil na promoção da acessibilidade à cultura de pessoas com deficiência, seja apoiando projetos que atendem a esse público, seja investindo na acessibilidade arquitetônica e informativa de seus centros culturais”, afirma o presidente do Oi Futuro, José Augusto da Gama Figueira. O resultado desse posicionamento se transformou em uma premiação especial para o Instituto, recebida no último mês. O Oi Futuro do Flamengo recebeu o Selo de Bronze do Projeto Rio Acessível, entregue pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que certifica o centro cultural como local com acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Cultura – O Oi Futuro desenvolve o projeto Teatro Acessível, por meio do qual oferece uma sessão mensal de um espetáculo adaptado com os recursos de acessibilidade, nos teatros do Oi Futuro Flamengo e Ipanema, no Rio de Janeiro.
Sustentabilidade – As ações são desenvolvidas em três frentes de atuação: o Programa Oi Novos Brasis, o apoio aos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Projetos Esportivos Incentivados.
• O Oi Novos Brasis apoia projetos socioambientais inovadores que utilizem as tecnologias da informação e comunicação, além de tecnologias de baixo impacto ambiental para promover a inclusão e acelerar o desenvolvimento humano. Diversos projetos envolvendo o público de pessoas com deficiência são apoiados nesse programa, dentre eles podemos destacar o Um Olhar para a Cidadania.
• O Oi Futuro apoia os Conselhos dosDiretos da Criança e do Adolescente nas esferas municipais, estaduais e nacional, visando contribuir para o fortalecimento das políticas públicas infanto-juvenis.Essa parceria também apoia importantes projetos vinculados ao público de pessoas com deficiência. Um exemplo é o apoio ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Rosa (RS), que, através da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), oferece atendimento especializado para crianças surdas e com deficiências associadas por meio da implantação de uma sala interativa na escola.
• Na área esportiva, um dos projetos já apoiados com grande sucesso foi o Centro de Desenvolvimento do Paradesporto de Toledo (PR), que oferece aulas de parabadminton, goallball, dança, natação e handebol adaptado para crianças e adultos com deficiência física, visual e intelectual. Além de resgatar a autoestima dos beneficiados, o projeto possibilita a participação dos atletas em competições de alto rendimento, com foco nas paraolimpíadas.
Confira as ações do Oi Futuro voltadas ao público de pessoas com deficiência:
CULTURA:
• Teatro acessível:
Uma vez por mês, espetáculos em cartaz nos centros culturais do Oi Futuro no Flamengo e em Ipanema (RJ)são adaptados com os recursos de acessibilidade. A Lavoro Produções, empresa pioneira na criação de projetos culturais com acessibilidade, faz a produção do projeto, que conta com os recursos de audiodescrição, legendas closed caption e interpretação em LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Além disso, os programas das peças ganham uma versão em Braile. Assim, ficam contempladas as pessoas com deficiência auditiva, visual (cegos e pessoas com baixa visão), intelectual, com síndrome de Down, autistas e disléxicos.
Clique aqui para saber mais
SUSTENTABILIDADE
OI NOVOS BRASIS
Projetos em andamento:
• Agentes de promoção da acessibilidade (Escola de Gente) – RJ
O projeto oferece oficinas de mídias acessíveis para a formação de jovens, com e sem deficiência, com idades entre 14 e 29 anos. O objetivo é que eles possam produzir, com acessibilidade, produtos como livros, vídeos, espetáculos teatrais e até mesmo programas de rádio, descobrindo como não discriminar determinadas condições humanas, o que fortalece as redes de juventude das comunidades, fomentando uma mentalidade inclusiva e cidadã.
Clique aqui para saber mais
• i-surdo (Sociedade Semear) – SE
O “i-surdo” visa fomentar e consolidar a cultura surda no estado de Sergipe, através das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC´s), possibilitando a inserção dos beneficiados no mercado de trabalho e o reconhecimento desses jovens como portadores de direitos. O projeto terá duração de 14 meses e oferecerá atividades de capacitação no uso das novas tecnologias, criará um portal Web e recriará uma associação formada pelos próprios participantes, tornando-os protagonistas e conscientes dos seus direitos e deveres.
Clique aqui para saber mais
Projeto com previsão de início em 2015:
• Um olhar para a cidadania III (Instituto Comradio) – PI
O projeto forma pessoas com deficiência visual para atuar no rádio e na internet, ampliando o debate sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência nos meios de comunicação social locais
Clique aqui para saber mais
FIA
Projetos em andamento:
• Karatê e Taekwondo – Caminhos para Inclusão II (Instituto Olga Kos) – SP
O projeto busca inserir as pessoas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, através de atividades esportivas.
• O Mundo na Ponta dos Dedos (Fundação Dorina Nowill) – SP
O projeto propõe a edição, produção e distribuição de Atlas escolar em formato tinta-Braille.
Projetos com previsão de início em 2015:
• Integração Sensorial (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pitanga PR) – PR
Proporciona aos alunos com distúrbios neurológicos e de aprendizagem uma alternativa para o desempenho das habilidades, processando os estímulos sensoriais oferecidos.
• Mais tempo para aprender, mais experiência para viver (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos – APADA) – RS
Oferece atendimento especializado com ações adequadas a crianças surdas e com deficiências associadas, estimulando e desenvolvendo suas potencialidades.
ESPORTE
Projetos em andamento:
• Karatê Do-Kids II (Instituto Olga Kos) – SP
O projeto busca trabalhar os aspectos físicos, motores e cognitivos e aumentar a consciência corporal da pessoa com deficiência, por meio da prática do karatê.