Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Empreendedorismo e trabalho decente para um futuro inclusivo

07/10/2022

Empreendedorismo e trabalho decente para um futuro inclusivo

Outubro é um mês dedicado a ações e reflexões sobre o mundo do trabalho, com duas datas importantes: o Dia do Empreendedor (05/10) e o Dia Internacional do Trabalho Decente (07/10). Incentivar o empreendedorismo, valorizando a inovação e a criatividade, é um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável do planeta (ODS 8)  propostos pela ONU e também um dos principais pilares da atuação em rede do Instituto Oi Futuro.

Com nossos programas de educação, capacitação, aceleração, workshops, cursos e mentorias, formamos profissionais e mobilizamos empreendedores para ampliar a oferta de trabalho digno e promover o crescimento econômico inclusivo. Em parceria com diferentes empresas e instituições, fomentamos a busca por soluções inovadoras para desafios atuais e atuamos para fortalecer negócios, iniciativas e organizações comprometidos com o impacto social e promoção da cultura.

Profissionalização para mulheres

Isso se reflete e desdobra na seleção de nossos editais. Com formação gratuita sobre a cadeia produtiva da música para instrumentistas, cantoras e compositoras da cultura popular, o MARES – Mulheres Artistas em Residência foi um dos escolhidos pelo 17º Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Destinado a mulheres cisgênero e pessoas trans e travestis atuantes na cena das músicas populares, o projeto reúne 25 artistas selecionadas por edital público para uma imersão presencial e gratuita que está sendo realizada no Lab Oi Futuro. Elas recebem ajuda de custo durante o período de capacitação (cerca de três meses), que aborda desde a base até a distribuição do produto fonográfico, passando por formações sobre direito autoral e estratégias de lançamento e será concluída com a produção coletiva de um disco.

“São aproximadamente 200 horas de troca e construção, fortalecendo assim uma rede potente de trabalhadoras da cultura popular, que a partir dessa experiência estarão mais preparadas para o mercado da música”, afirma a coordenadora do MARES, Patricia Rodrigues.

Assim como o MARES, o Festival Latinidades, produzido pelo Instituto Afrolatinas, foi selecionado pelo Edital de Cultura 2021. A organização sediada no Distrito Federal é uma plataforma de formação, aceleração, inovação, tecnologia, impacto social, produção artística e intelectual de mulheres negras. O Latinidades desse ano, que aconteceu de 22 a 24 de julho na capital federal, teve como tema “Mulheres Negras – Todas as alternativas passam por nós”. Com extensa programação, o festival dedicou-se ao reconhecimento da contribuição das mulheres negras na sociedade brasileira e na urgência de construir, para e com elas, espaços e acesso às artes, à cultura e à educomunicação.

Uma das rodas de discussão do Festival Latinidades, no Distrito Federal

Empreendedorismo e Impacto Social

Com o MOVE_MT, lançado no início deste ano em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, buscamos estimular a economia criativa mato-grossense formando também multiplicadores. O edital selecionou 30 iniciativas do estado para um ciclo de aceleração que permitiu com que elas recebessem formação e formassem uma rede. O resultado foi o impulsionamento de projetos como o Potências Negras Criativas, uma incubadora de afroempreendedores que trabalha na profissionalização e aceleração de negócios de pessoas pretas, promovendo mais equidade social.

Outra iniciativa participante do MOVE, o MT Queer trabalha para aumentar a representatividade da comunidade LGBTQIA+ no mercado audiovisual, com workshops de capacitações profissional para membros da comunidade, além da produção de extenso conteúdo para internet (com webséries, curtas, reality shows…).

Em sua quarta edição voltada para negócios de impacto social, organizações da sociedade civil, grupos culturais e coletivos do estado do Rio de Janeiro, o edital Impulso é uma parceria do Oi Futuro com Instituto Ekloos. Com patrocínio da Oi, através da lei de incentivo da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (Secec/RJ), o programa fortalece iniciativas para que possam se desenvolver, estruturar processos de gestão e ampliar seu impacto social de forma inovadora para além da atividade cultural.

Escola de MEI foi um dos negócios selecionados pelo Impulso. Ela trabalha pela democratização do empreendedorismo a partir de um game desenvolvido com linguagem acessível e descomplicada, o que cria um ambiente lúdico e divertido para os usuários. Já a Rosa P é um negócio social para um público majoritariamente feminino que tem como foco a otimização do ciclo de produção da moda. Também acelerada do Impulso, Rosa P busca trazer tecnologia e transparência para as relações entre marcas e produtores, promovendo a logística de reuso e reaproveitamento de resíduos.

Educação profissionalizante e primeiro emprego

“Da escola para o mercado de trabalho, estimulamos uma geração de jovens transformadores preparada para liderar o mundo com criatividade, inteligência, inovação e empatia”, explica Sara Crosman sobre o Geração NAVE, mais um projeto do Oi Futuro em prol do trabalho digno e de mais oportunidades de futuro com inclusão e inovação.

O programa de talentos do Oi Futuro e da Oi é voltado para jovens egressos do Núcleo Avançado em Educação – NAVE. Com duas escolas de Ensino Médio Integrado ao Profissional no Rio e em Recife, o NAVE é o principal programa de Educação do Oi Futuro e forma jovens para o mercado de trabalho em Multimídia e Programação de Jogos Digitais, além de promover capacitações pedagógicas e formação continuada em Tecnologia para professores. Através do Geração NAVE, recém-formados do NAVE ingressam em áreas estratégicas da Oi, como inteligência artificial e machine learning. O programa oferece a oportunidade do primeiro emprego, ao mesmo tempo em que promove uma renovação de ideias e visões dentro da companhia e encoraja os jovens profissionais que queiram cursar a faculdade.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade