Acessibilidade
Contato

Está no ar o Balanço Social 2021 do Oi Futuro

31/05/2022

Está no ar o Balanço Social 2021 do Oi Futuro

O ano de 2021 foi especial: o Oi Futuro completou 20 anos de existência celebrando conquistas, relembrando desafios e refletindo sobre os aprendizados acumulados nessa trajetória. Como instituto que atua nas áreas de Educação e Cultura por meio do uso inovador e criativo das novas tecnologias, o Oi Futuro investe em projetos e programas que colocam as pessoas no centro da ação e da transformação. Por isso, mais do que números, o nosso Balanço Social 2021 publicado hoje conta histórias de iniciativas construídas por muitas mãos. Elas refletem a atuação coletiva e colaborativa do instituto com parceiros e parcerias que compartilham do nosso propósito: conectar pessoas e construir com elas novos futuros. É dessa forma que, há duas décadas, o Oi Futuro contribui para uma sociedade mais igualitária, diversa, sustentável e justa.

Parcerias Inéditas

Guiado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o instituto reafirmou, em 2021, o seu compromisso de impulsionar projetos e ações estruturantes e sustentáveis de impacto sociocultural e educacional. Para ampliar ainda mais o alcance de suas iniciavas, firmou parcerias inéditas, como o e-book gratuito  Experiências Didáticas: arte e cultura construindo caminhos para o sucesso escolar, realizado em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. A publicação traz propostas pedagógicas desenvolvidas por professores do NAVE – programa de Educação do Oi Futuro – para serem aplicadas em quaisquer escolas ou redes de ensino, oferecendo apoio e inspiração a profissionais que buscam caminhos para mitigar problemas como distorção idade-série, reprovação, abandono e evasão, estimulando estudantes de todo o país a construírem caminhos de sucesso escolar.

Outro projeto inédito de 2021 foi o MOVE_MT. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, o edital de aceleração tem como objetivo desenvolver a economia criativa do estado a partir da formação, mentorias e capacitação de empreendedores culturais, de inovação e impacto socioambiental.

 

Construção Coletiva

Parcerias já estabelecidas foram ampliadas durante o ano passado. Criado com o British Council para reduzir a desigualdade de gênero na indústria do som e da música, o Arte Sônica Amplificada – ASA selecionou, pela primeira vez, participantes de todas as regiões do Brasil: foram 400 profissionais identificadas como mulheres na edição 2021. Com o Sebrae-RJ, o projeto Ideia & Impacto foi realizado para capacitar jovens fluminenses que queriam desenvolver negócios de impacto social no estado. Para fortalecer o setor de museus brasileiros ampliando o acesso e a inovação, o Oi Futuro lançou com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro o edital HUB+:Educação, Preservação e Acessibilidades em Museus, oferecendo um ano de formação continuada e qualificação dos museus selecionados. Ao lado da Oi, o Oi Futuro realizou em 2021 a 17ª edição do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, um dos editais públicos de cultura mais importantes do país.

Novos Futuros

A partir das experiências e resultados acumulados em 2021, queremos ampliar a sinergia de nossa rede para ganhar ainda mais escala. Não há revolução digital nem transformação social sem
a participação de todas as camadas que compõem a sociedade, por isso queremos cada vez mais promover o acolhimento e a escuta, compartilhando conhecimento, metodologias e processos com o maior número possível de pessoas e instituições. 
Por meio da inovação e da criatividade no dia a dia das relações sociais, no processo de ensino-aprendizagem e nas expressões artísticas, o Oi Futuro celebrou suas duas décadas de existência olhando para o caminho que quer ajudar a construir no presente.

Para conhecer mais a nossa trajetória e todos que fazem parte dessa história,  baixe a versão completo do Balanço Social 2021 aqui

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade