Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Impulso: chega ao fim o terceiro ciclo de aceleração

04/11/2020

Impulso: chega ao fim o terceiro ciclo de aceleração

Depois de 12 meses recebendo mentorias multidisciplinares com foco no crescimento dos projetos, as 20 iniciativas da terceira edição do edital Impulso participaram de uma banca examinadora, que marcou o fim do ciclo de aceleração.

Nesta edição, foram mais de 708 atividades de diversas áreas para co-criar, orientar, articular e estimular diversos aspectos de crescimento e desenvolvimento dos projetos. O objetivo do edital é impulsionar negócios de impacto social, organizações da sociedade civil, grupos e coletivos da área cultural, para que possam se desenvolver, estruturar/aperfeiçoar seus processos de gestão e ampliar o seu impacto social.

Na banca de investimento, as iniciativas se apresentaram e compartilharam seus desafios e próximos passos. As melhor avaliadas dividiram uma premiação total de 100 mil reais para apoiar sua execução.

O edital é uma parceria do Oi Futuro com o Instituto Ekloos e conta com patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa RJ, através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

Conheça as 20 iniciativas que fizeram parte desse ciclo de aceleração e, junto com a gente, estão ajudando a transformar realidades:

 Afro Engenharia

Negócio que disponibiliza soluções tecnológicas de baixo custo para cinema e audiovisual para cineastas independentes e de baixa renda, viabilizando a produção audiovisual periférica.

Bamboleio

Biblioteca e livraria digital de livros infantis, com foco na 1ª infância e oferta de material de apoio para o adultos mediadores de leitura.

Casa do Jongo

Organização que há 50 anos contribui para a promoção do jongo como patrimônio imaterial além de ações de cultura, arte, memória, desenvolvimento social, trabalho e renda em Madureira.

Centro Cultural Donana

Espaço Cultural em Belford Roxo que realiza uma série de eventos para a comunidade, além de oferecer gratuitamente para a população local diversas atividades culturais.

Cinelab Infantil

Promove uma imersão no processo criativo do cinema, tendo como público crianças e adolescentes de periferia, visando seu desenvolvimento pessoal através da arte.

Cria Maker

Lab de educação tecnológica que visa levar oficinas makers para comunidades periféricas, através da atuação em parceria com escolas para o desenvolvimento de crianças e jovens.

Faz Game

Tecnologias educacionais que motivam alunos de escolas públicas a criar games narrativos, trabalhando diferentes conteúdos curriculares.

Festival Ecrã

Festival de experimentações que pensa o audiovisual como uma matéria prima para ser experienciada sob diferentes perspectivas, seja numa tela ou em um ambiente alternativo.

Galpão Gamboa

​Organização oferece atividades socioculturais para os moradores da Região Portuária do Rio de Janeiro, configurando-se como um importante equipamento cultural no território de atuação.

Grupo Código

Espaço Cultural em Japeri para o desenvolvimento de atividades de artistas da região, além de uma programação cultural para toda a comunidade e oficinas de teatro para crianças.

HIFI

​Criação de tecnologias assistivas para que pessoas com deficiência – em especial, as tetraplégicas – consigam interagir digitalmente, com autonomia e criatividade.

Instituto Dagaz

Promove atividades de cultura, esporte e educação visando ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, melhorando a qualidade de vida em Volta Redonda.

Luz dos Povos

Trabalha com crianças e jovens socialmente vulneráveis das comunidades localizadas na Tijuca por meio da arte, cultura, e de uma educação complementar diferenciada.

Pedala Queimados

Estimula o uso de bicicleta para a promoção de qualidade de vida e mobilidade urbana sustentável no município de Queimados, promovendo passeios ciclísticos turísticos.

PodSim

Primeira Central de Podcasts brasileira produzida apenas por mulheres, estimulando o aumento do número de mulheres ouvintes e produtoras de conteúdo e a cultura do podcast.

Projeto Luar

Organização que se dedica a desenvolver um trabalho cultural – focado na dança – com crianças e adolescentes no município de Caxias.

Rodas de Samba

Desenvolve projetos de salvaguarda das matrizes do samba carioca, promovendo a valorização dos sambistas e fortalecendo as rodas de samba do Rio de Janeiro.

Roda Gigante

Usa a linguagem do Palhaço, para estimular encontros que promovam saúde, nas enfermarias de hospitais públicos, nos palcos e praças, e nas salas de aula do Rio de Janeiro.

Tamandua Edu

Plataforma streaming de vídeos e séries com aplicabilidades pedagógicas para ser utilizada pelo professor em sala de aula.

Teatro da Zona Norte

Organização oferece aulas de teatro para crianças, adolescentes e jovens da comunidade de Cavalcante, bairro do Rio de Janeiro.

 

#JuntosTransformamos

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade