Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Labora | Conheça o Recicletool

09/08/2017

Labora | Conheça o Recicletool

Na última matéria, apresentamos a iniciativa 818 Energia Solar, mostrando o cenário de um empreendimento social no Brasil e a importância de iniciativas como a  1ª edição do Programa de Aceleração de negócios sociais do Labora, em parceria com a Yunus Negócios Sociais. Agora, vamos falar sobre o projeto Recicletool.

Recicletool

“É possível viver em meios urbanos mais humanizados e saudáveis através da logística reversa”

O que é: É uma máquina de reciclagem que paga ao usuário que realiza a reciclagem de lixo. O aparelho recolhe resíduos sólidos com um sensor que avisa quando a sacola onde são acondicionados devem ser recolhidas por uma cooperativa de catadores ou empresa autorizada. O lucro com a venda do lixo reciclável é dividido entre o cliente e a cooperativa ou empresa autorizada.

Quem faz: A ideia de criar a Recicletool surgiu quando o historiador Thiago Dantas estava em uma viagem na Alemanha e observou o processo de logística reversa adotado pelos fabricantes de bebidas em Munique. “Após esse momento e com a promulgação da Lei da política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, criou-se no Brasil a obrigação por parte da Indústria e do  Varejo de  realizar a logística reversa,  o  recolhimento de embalagens no pós consumo, de todos os produtos que eram produzido no Brasil. A Recicletool é um equipamento de reciclagem que recolhe essas embalagens e dá dinheiro  para os usuários reciclarem, ajudando a indústria a cumprir a lei e a sociedade a contribuir com um meio ambiente mais saudável nas cidades”, conta o recifense de 34 anos, formado peça Escola Técnica Federal de Pernambuco e pela UFPE.

Cenário de reciclagem hoje no Brasil: “Hoje temos um cenário desafiador. Em cidades como Recife apenas 1,6% dos resíduos que poderiam ser reciclados conhecem esse destino. São Paulo, a maior cidade da América do Sul,  recicla apenas 3,0 % de tudo que poderia ser reciclado, segundo dados da Prefeitura da cidade de São Paulo. O Acordo Setorial de Embalagens em Geral, que reúne as maiores empresas do mercado como signatárias, prevê a meta de recolher 22% de tudo que é produzido e distribuído para consumo no Brasil,  ao mesmo tempo que necessitamos aumentar nosso engajamento ambiental diante de tantos reveses climáticos. Do ponto de vista de negócio temos um campo amplo para crescer e ocupar espaço oferecendo impacto social  e ambiental positivo, em um mercado que movimenta anualmente 20 bilhões de reais. É uma área de grande preocupação por parte das empresas que se conscientizam de seu impacto na sociedade e também dos consumidores que exigem o engajamento real de suas marcas preferidas em ações que possam ser quantificadas e vistas no dia-a-dia das  cidades”, explica Thiago.

Propósito da empresa: “O objetivo da Recicletool é reduzir o impacto ambiental  das embalagens de produtos industrializados nas cidades, educando as pessoas e mostrando que é possível viver em meios urbanos mais humanizados e saudáveis através da logística reversa”, finaliza Thiago.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade