Acessibilidade
Apoie FUTUROS

O MOVE_MT voltou mais forte e mais diverso: inscreva-se até 2 de maio!

28/03/2023

O MOVE_MT voltou mais forte e mais diverso: inscreva-se até 2 de maio!

A primeira edição do MOVE_MT reuniu 27 iniciativas no ciclo de aceleração, inclusive o Potências Negras, da foto acima

O MOVE_MT voltou! A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), em parceria com o instituto Oi Futuro, abriu nesta terça-feira (28) as inscrições para a segunda edição do MOVE_MT, Programa de Aceleração de Negócios Criativos, de Inovação e de Impacto Sociocultural voltado para empreendedores mato-grossenses.

O lançamento foi marcado por evento no Palácio Paiaguás, Salão Garcia Neto, no Centro Político Administrativo de Cuiabá, que contou com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.

Inscrições
As inscrições para o novo ciclo de aceleração estarão abertas de 28 de março a 2 de maio, através do Sistema Único de Editais, Oi Futuro. O edital e as perguntas frequentes sobre o programa podem ser encontrados na página do MOVE_MT.

Podem participar do MOVE_MT 2 empreendedores da Economia Criativa de Mato Grosso, incluindo setores tradicionais e emergentes, como artesanato, audiovisual, música, moda, gastronomia e design.

Como será o programa?
O MOVE_MT 2 vai selecionar, por meio de edital público, até 20 iniciativas sediadas no estado para participarem do ciclo de aceleração, com seis meses de duração e que oferece cerca de 1.700 horas de capacitação e mentorias em Gestão, Inovação, Impacto Social, Criatividade e Comunicação. Ao final do ciclo, as cinco iniciativas mais bem avaliadas receberão prêmios no valor total de cerca de R$ 350 mil e poderão realizar um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, em que farão uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.

“Essa segunda edição do MOVE_MT sinaliza a resolução da Secel em fazer políticas públicas continuadas. Damos sequência a um projeto bem-sucedido, que já mudou a vida de muita gente e que avança para atender ainda mais empreendedores criativos. E não vamos parar por aí, o esforço do Governo de Mato Grosso para impulsionar o setor no Estado está em ascendência e logo teremos um fantástico Centro de Referência, que será o Grande Hotel da Criatividade”, declara Jefferson Carvalho Neves, secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

“Com o MOVE_MT, conseguimos levar inovação a novos territórios e concretizar nosso propósito de valorização da diversidade e da criatividade como grandes potências no desenvolvimento do país. Com o sucesso do projeto, pretendemos replicar o modelo para outros estados brasileiros e buscamos novos parceiros, que compartilhem desse sonho de impulsionar criadores e transformar futuros em todo o país”, afirma Carla Uller, Gerente Executiva de Programas e Projetos do Oi Futuro.

Workshops gratuitos e abertos ao público
Na etapa pré-aceleração do MOVE_MT, enquanto as inscrições estiverem abertas, o programa vai oferecer dois workshops gratuitos, abertos ao público, com o tema “Estruturando um projeto social ou negócio da economia criativa para editais”, em versão presencial, no dia 28 de março (voltado para empreendedores de Cuiabá e Várzea Grande), e em ambiente on-line, no dia 15 de abril (voltado para o público do interior do estado). O objetivo é contribuir para a formação e a experiência dos empreendedores e promover networking no ecossistema de impacto sociocultural do estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo no site do Instituto Ekloos, que vai minsitrar as oficinas.

Como foi a primeira edição do MOVE_MT?
Realizado em 2022, o MOVE_MT 1 reuniu 243 empreendedores impactados na fase de pré-aceleração, com quatro workshops abertos, e 27 iniciativas que iniciaram o programa, das quais 24 chegaram ao final do ciclo de aceleração, que totalizou 1.980 horas de capacitação coletiva e mentorias individualizadas. Ao final do processo, 14 empreendedores de nove negócios participaram de um intercâmbio de uma semana no Lab Oi Futuro, espaço idealizado no Rio de Janeiro para impulsionar e conectar artistas e empreendedores da Economia Criativa de diversas regiões do país.

Além da imersão na redes criativas do Oi Futuro no Rio de Janeiro, os cinco negócios mais bem avaliados pela banca final do programa receberam investimento financeiro para ampliar seus negócios: SUMAC Records, Encontrei Brechó, Delícias da Rozi, ArtGi e Cadju Film.

Confira como foi o intercâmbio no Lab Oi Futuro:

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade