Acessibilidade
Apoie FUTUROS

2019: o ano do Oi Futuro em 10 marcos

13/01/2020

2019: o ano do Oi Futuro em 10 marcos

Para muitos, o fim de 2019 significou o fim de uma década. Para outros tantos, a década só termina mesmo depois de 2020. Polêmicas à parte, revisitamos o ano que passou e reunimos 10 fatos que marcaram o Oi Futuro em 2019.

Vamos começar falando sobre…

1) …Museus!

2019 foi o ano dos Museus. Tivemos o lançamento do resultado de uma pesquisa exclusiva com tendências e desafios para repensar o papel dos museus no país e engajar mais visitantes. O e-book “Museus: Narrativas para o Futuro” está disponível para download gratuito e traz também um raio-x sobre a percepção do público sobre museus brasileiros com dados quantitativos e qualitativos levantados para projetar como essas instituições podem transformar o modo como influenciam a vida contemporânea.

A partir da busca de soluções inovadoras que promovam transformação digital nos museus brasileiros, tivemos o edital HiperMuseus, que reuniu, durante seis meses, 49 profissionais de museus e centros culturais vindos de oito estados para um ciclo de inspiração, experimentação, mentoria e trabalho colaborativo. Ao todo, foram desenvolvidos sete protótipos que estão disponíveis em um e-book com download gratuito. As propostas incluem plataforma de crowdfunding para museus, rede social de instituições culturais, instalação educativa itinerante e outras soluções inovadoras.

Ainda falando sobre museus, em agosto fechamos as portas do nosso Museu das Telecomunicações para obras de modernização e atualização de conteúdo para que a experiência do visitante se transforme a partir das novas plataformas e sistemas tecnológicos como a Realidade Virtual, por exemplo. A inauguração do novo museu está prevista para janeiro de 2020. Até lá, sem spoilers!

2) Participação em grandes eventos

Em abril, estivemos presente no maior evento de economia criativa da América Latina. O Rio Creative Conference (Rio2C) é voltado para profissionais e entusiastas de audiovisual, música, mídia, ciência e tecnologia e, na edição de 2019, compartilhamos aprendizados e projetos transformadores nas áreas de educação, cultura e empreendedorismo social.

Já em julho, o Oi Futuro marcou presença na Game XP, maior evento gamer da América Latina, participando de mesas e oficinas que trataram sobre as oportunidades apresentadas pela potência criativa dos games para além do entretenimento virtual. Alunos e ex-alunos do NAVE apresentaram games de impacto social e educadores do nosso programa de educação ministraram oficinas como “Jogos para mudar o mundo (vida real simulator)”, em que ensinam fundamentos do desenvolvimento de games focados na resolução de problemas reais.

Por falar em grandes eventos, em 2019 fomos selecionados para participar do maior evento de inovação do mundo…

3) … o SXSW

Entre 1.700 propostas, o público votou no painel “Arts and tech to empower young creative changers”, que faz parte da programação oficial do SXSWEDU, em março de 2020, no Texas. Na mesa, serão apresentados os cases da Oi Kabum! Lab, escola-laboratório voltada para arte, tecnologia e intervenção urbana, e do NAVE, nosso programa de educação para Ensino Médio em duas escolas públicas.

Já que estamos falando do NAVE, tivemos acontecimentos marcantes em nosso programa de educação.

4) NAVE: Lançamento de e-book, capacitação dos professores e renovação do convênio no Rio de Janeiro e em Pernambuco

Em outubro lançamos a segunda edição do e-book com metodologias educacionais inovadoras. O “e-NAVE 2 Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras” conta com 45 atividades do tipo “mão na massa”, de todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares e que podem ser adaptadas conforme a realidade de cada escola, mesmo com pouco ou nenhum recurso tecnológico. As práticas são orientadas para atender às 10 competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Novo Ensino Médio. A primeira edição do guia, lançada em 2018, teve mais de 2.300 downloads e foi acessada por educadores de todas as regiões do país. O e-NAVE 2 está disponível gratuitamente e já conta com mais de 1.200 downloads.

Ao longo de 2019, o NAVE também promoveu a capacitação de professores da rede pública com objetivo de explorar as metodologias que aliam tecnologia ao ensino. Foram 30 encontros, 150 horas de formação e mais de mil professores certificados.

Uma parceria de sucesso entre o poder público e a iniciativa privada na área de Educação, o programa foi renovado por mais cinco anos em Recife e no Rio de Janeiro pela Oi, por meio do Oi Futuro, e pelas Secretarias de Estado de Educação de Pernambuco e do Rio de Janeiro.

Também presente no SXSWEDU em 2020, a Oi Kabum! Lab realizou feitos importantes em 2019.

5) Oi Kabum! Lab

Em fevereiro, o projeto Interferências19 marcou o fim de mais um Lab.IU, com intervenções artísticas desenvolvidas durante a imersão criativa pelas ruas da cidade – e uma posterior exposição no Centro de Artes Calouste Gulbenkian.

Já em novembro, um conjunto de performances e instalações públicas de arte e tecnologia produzidas por mais de 70 jovens do Oi Kabum! Lab ocuparam a cidade. Após a mostra urbana, o Interferências3 resultou em uma exposição no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, comemorando dez anos de parceria entre o Oi Futuro e o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP).

Em 2019, seguimos apostando na arte para ampliar horizontes e viver um mundo mais plural.

6) Editais de cultura: Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, Programa ASA e Programa Pontes

Logo no início do ano, tivemos o lançamento da segunda edição do Programa Pontes, em parceria com o British Council, que fomenta festivais brasileiros e promove a produção artística e a troca entre Reino Unido e Brasil com residências de criadores britânicos em sua programação. Também em parceria com o British Council, encerramos o primeiro ano e lançamos a segunda edição do Programa ASA, que contribui para o desenvolvimento de carreiras e habilidades de mulheres do som e da música.

Já o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados chegou à sua 16ª edição, convidando artistas e produtores de todo o Brasil para reinventarmos novas formas e possibilidades de enxergar o mundo. Nesses 16 anos de atuação, o Programa já impactou milhões de pessoas de todo Brasil em 2.500 projetos culturais. Nessa edição, a Oi escolheu 60 projetos de 13 estados dentre 1.382 propostas enviadas.

Em 2019 também tivemos editais focados em impacto social.

7) Inovação Social: Impulso, Ahead Labora Oi Futuro e Labora + Sebrae

O edital Impulso, em parceria com o Instituto Ekloos, encerrou seu segundo ciclo e chegou à sua terceira edição. Ele oferece um processo de aceleração completo para projetos e negócios sociais atuantes na área cultural e já impactou mais de 200 empreendedores. Ao todo, o Impulso já acelerou 60 iniciativas que tenham como propósito transformar a sociedade por meio da cultura.

Em 2019 também tivemos o encerramento do Ahead Labora Oi Futuro, programa de aceleração de startups de impacto social, em parceria com a Startup Farm. Ao todo 5 negócios sociais e 19 empreendedores participaram de mais de 300 horas de atividades entre mentorias, pitching e conteúdo com facilitadores.

Quase no final do ano, em uma parceria inédita, lançamos o edital Labora + Sebrae para acelerar startups que usam a tecnologia em negócios com soluções escaláveis para as questões sociais e ambientais. As inscrições ficarão abertas de 6 a 24 de janeiro e o edital selecionará 20 negócios para receberem apoio técnico – com workshops coletivos, consultorias customizadas e mentorias individualizadas em gestão e tecnologia por seis meses. As três startups mais bem avaliadas poderão concorrer a prêmios de até R$ 25 mil no final do programa, além de terem acesso gratuito ao espaço de coworking do Lab Oi Futuro.

Por falar em Lab Oi Futuro…

8) Programação Lab Oi Futuro

Experiência Labora, LabSonica Apresenta, gravações ao vivo de selos e gravadoras independentes, meetups, whorkshops, palestras… Tivemos uma programação intensa em nosso laboratório ao longo de todo o ano, com mais de 50 eventos, e abrimos as portas do Lab para centenas de pessoas.

O Centro Cultural Oi Futuro não ficou para trás.

9) Programação do Centro Cultural

A programação do Centro Cultural Oi Futuro atingiu novos públicos com espetáculos teatrais premiados e exposições inéditas. Os espetáculos teatrais foram vistos por mais de 11 mil, sempre com preços populares e as exposições, nacionais e internacionais, atingiram mais de 90.000 pessoas.

Dentre os destaques da programação, estão o Festival Multuplicidade; as exposições “Tempo Expandido”, da cineasta Chantal Akerman, e Artsonica, resultado da residência realizada no Lab Oi Futuro; e os espetáculos “Antes que a definitiva noite caia sobre a Latinoamérica” e “Ombela, a origem das chuvas”.

E por último, mas não menos importante…

10) Microfone Aberto

Em 2019 estreamos no mundo dos podcasts com o programa Microfone Aberto, dedicado a dar espaço para que fazedores das áreas de cultura, educação e inovação social compartilhem suas experiências e inspirem outros fazedores. A cada mês, sempre às terças-feiras, divulgamos dois episódios, disponíveis no Spotify e no site do Oi Futuro, onde é possível encontrá-los em formato acessível para pessoas com deficiência auditiva. Mesmo com pouco tempo de vida, nosso Microfone Aberto já contou com a participação de personalidades como Ricardo Henriques, Letrux e Whidersson Nunes.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade