Contato

Oi e Oi Futuro apresentam inovação e criatividade no Rio2C 2019

12/04/2019

Oi e Oi Futuro apresentam inovação e criatividade no Rio2C 2019

O Rio 2C realizará, com patrocínio da Oi e apoio do Oi Futuro, sua 2ª edição na Cidade das Artes, de 23 a 28 abril. Faz sentido que o maior evento de economia criativa da América Latina seja patrocinado pela operadora que tem em sua essência o compromisso de ser e fazer diferente.

Por esse motivo, a Oi é a internet oficial do Rio 2C, levando ao evento uma infraestrutura de conexão de alta qualidade. Serão 8 km de fibra ótica conectando a Cidade das Artes de ponta a ponta, disponibilizando ao público Wi-Fi de altíssima velocidade (2Gbps) e provocando experiências com a tecnologia 5G.

Além disso, a Oi vai apresentar histórias inspiradoras nascidas no Oito, hub de empreendedorismo e inovação da companhia que já inicia seu segundo ciclo de aceleração de startups. Também demonstrará ao mercado soluções digitais que a companhia oferece a empresas para que aprofundem o uso de tecnologia em seus negócios.

A Oi acredita que a criatividade é movida para melhorar a vida das pessoas, e que a inovação deve estar ao alcance de todos, com empatia, diversidade e inclusão. Inovação e tecnologia são nossas aliadas e por isso elaboramos novas formas de impacto social para o desenvolvimento inclusivo da sociedade. Pensando nisso, o Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, também estará no Rio 2C compartilhando aprendizados e projetos transformadores nas áreas de educação, cultura e empreendedorismo social.

Confira a programação completa:

(Teatro de Câmara Petrobrás) A Universalização da Educação

24 de abril  – 11h às 11h45

Executivos de plataformas digitais e aplicativos líderes no setor de educação falam sobre o conteúdo, o público-alvo, a expansão do negócio, tendências e o futuro.

Carlos Souza, fundador e diretor geral da Udacity no Brasil. Formado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA, Carlos foi CEO e fundador do portal Veduca, startup brasileira que criou os primeiros MOOCs no Brasil.

Hector Gusmão é CEO da Fábrica de Startups do Brasil e administrador  pela PUC-Rio.

Carla Uller é jornalista, mestra em Gestão de Marketing pela UFRJ e gerente executiva de educação, inovação social, esporte e comunicação do Oi Futuro.

 

(Lounge da Música) Selos e Gravadoras Independentes: Novos caminhos para produção de música independente

24 de abril – 17h30 às 18h15

Qual a importância de um Selo e Gravadora Independente em um universo em que o próprio artista consegue conduzir sua carreira? Esse será um dos questionamentos feitos na mesa para três representantes de selos e gravadoras independentes.

[Mediação] Yuri Chamusca é produtor cultural, idealizador do Espaço do Rock – Festival de Música Independente da Baixada Fluminense e atua na produção do LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical do Oi Futuro.

Rodrigo Lariú é fundador do selo independente ‘midsummer madness’, que conta com base em Londres desde 2017. É gerente de produção e programação na PlayTV onde seleciona videoclipes de artistas independentes brasileiros para um dos programas do canal.

Marcos Xi é produtor musical, assessor de imprensa e diretor artístico do selo Garimpo – braço fonográfico do grupo Brasileiríssimos. Atualmente presta consultoria para bandas sobre estratégias de mercado e lançamento de materiais.  

Rodrigo Garcia é violonista, produtor musical e fundador do selo Porangareté. Como produtor foi peça chave no lançamento de talentos como Júlia Vargas e Chico Chico.

 

(Sala de Inovação 2 Pitching Startups) Como inovar com negócios de impacto?

25 de abril – 10h às 1045

Em um mundo em constante transformação, há uma geração que está apostando em negócios com propósito e repensando o uso do dinheiro para a construção de uma sociedade mais sustentável. Venha descobrir um novo caminho com quem está inovando e atuando no ecossistema de finanças sociais e negócios de impacto.

[Mediação] Flávia Vianna é coordena a área de inovação social e esporte no Oi Futuro, mestre em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas, pós graduada em Gestão de Risco pela UFF, além de graduada em economia e serviço social.

Andreia Xavier é Head de comunicação na Pipe.Social e community manager na PipeR. Formada em jornalismo pela UNICAP e com MBA em Gestão de Marketing e Vendas pela rede Laureate International Universities. Na Pipe.Social, é responsável ainda pelo apoio aos empreendedores. Além disso ajuda no planejamento de estratégias voltada para negócios da longevidade pela Hype60+.   

Marco Gorini é economista, investidor e sócio fundador da Dín4mo. Nos últimos 23 anos, empreende e apoia projetos de impacto e estrutura operações de dívida e equity com bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, Organismos Multilaterais e fundos de investimento. Membro do conselho consultivo do Impact Hub São Paulo e das startups Programa Vivenda e Mais60Saúde.

 

(Sala de Inovação 2 Pitching Startups) Mesa Empreendedorismo feminino para impacto social

25 de abril – 11h às 12h

Executivas e fundadoras de startups falam sobre o mercado e o papel da mulher no empreendedorismo.

[Mediação] Raquel Almeida é jornalista, gerente de comunicação do Oi Futuro e desenvolve ações para provocar conexão e engajamento para além dos likes nas redes sociais. Acredita na potência da comunicação como ferramenta de transformação da sociedade num lugar menos desigual e mais justo.

Juliana Brito é co-fundadora da Workay, uma startup de impacto. É formada em Engenheira elétrica pela PUC-Rio e pela TU Braunschweig e cursou empreendedorismo digital e de UX.

Jaciana Melquiades é historiadora (UFRJ) e estudante de pós graduação em Gestão de Negócios (Ibmec). Sócia-fundadora e Diretora executiva da Era Uma Vez o Mundo, negócio de impacto social. Em fevereiro de 2019, inaugurou a primeira loja física especializada em bonecas negras do Brasil.

Priscila Gama é apaixonada por arquitetura e urbanismo, além de criadora do Malalai – app de prevenção à violência baseado em laços de confiança . Acredita que big data tornará as cidades mais seguras e acredita que mulheres sem medo mudam o mundo.

 

(Sala de Inovação Oi)  Educação para economia criativa: a experiência jovem

27 de abril – 12h45 às 13h45

Quais competências e habilidades devem ser trabalhadas com adolescentes/jovens – e como – para que eles atuem na economia criativa nos dias de hoje.

[Mediação] Eloi Leones é formado em vídeo pelo Oi Kabum! Lab, multimídia no Data_labe e creator de Internet. Atua como educador e repensador de processos.

Hélio Oliveira é formado em Multimídia pelo NAVE Recife, onde participou de projetos de jogos e animações selecionados em festivais pelo mundo inteiro. Atualmente estuda Design na UFPE e trabalha como Designer na Joy Street.

Ingrid Andrade é Scrum Master na Toro Investimentos, formada em programação de jogos digitais no NAVE RIO e graduanda em Engenharia de Produção na UVA. Há 4 anos atua no mercado da Indústria Criativa desenvolvendo produtos digitais com foco em novos métodos de gestão e descoberta de produtos.  

 

(Sala de Inovação Oi) Cultura pop para inovar na educação
28 de abril – 13h às 14h

Como conteúdos audiovisuais, música, games, animação, VR/AR, apps e convergência midiática estão impactando a cultura juvenil e o redesenho das estratégias de ensino-aprendizagem

[Mediação] Fernanda Sarmento é especialista de Educação do Oi Futuro e atua diretamente com o programa Núcleo Avançado em Educação – NAVE desde 2012.

Miguel Angelo Thompson Rios possui doutorado e mestrado pelo Instituto Oceanográfico da USP. Atualmente é diretor executivo do Instituto Singularidades. Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Nações (PNUD), além de autor de livros didáticos e professor de Ensino Básico durante 25 anos.

Daniel Martins é ludólogo, designer educacional e pesquisador. Mestrando em Design pela CESAR School, pós-graduado em Design Estratégico pela ESPM e graduado em Desenho Industrial pela UNESA. Hoje atua como coordenador pedagógico de Multimídia na Escola Técnica Estadual Cícero Dias – NAVE em Recife.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede! Receba informações sobre editais, cursos e programação

#JuntosTransformamos