Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Rio2C: Iniciativas de impacto social multiplicam resultados

26/04/2019

Rio2C: Iniciativas de impacto social multiplicam resultados

O impacto social de projetos inovadores pode extrapolar até as expectativas iniciais mais otimistas de seus fundadores. Foi assim com a empresa Pontinho de Luz, que nasceu em Niterói há quase dez anos para implementar um treinamento em gentileza, principalmente para empresas. A ideia do criador do projeto, Luiz Gabriel Tiago, era espalhar pelo mundo lições que aprendeu pessoalmente com o Profeta Gentileza, que pintava versos em viadutos do Rio, e estudos acadêmicos sobre o tema. Os alunos que adotaram a fraternidade também criaram redes e hoje o trabalho se multiplica.

O Pontinho de Luz já conta com uma rede de 100 mil pessoas espalhadas pelo mundo. Alguns grupos se reúnem para ajudar, por exemplo, a população em situação de rua. Outros fazem ações sociais para catadores de lixões. Do treinamento, composto por 20 horas de aulas, surgiu também uma iniciativa que pretende mapear a miséria no Brasil, entre outros resultados.

“Lógico que eu criei o negócio social porque precisava ganhar dinheiro, mas também queria fazer o bem. Depois me surpreendi porque os participantes começaram a se reunir para realizar ações sociais. Foi criada a Rede Mundial de Gentileza, o que não era esperado”, contou o fundador do negócio.

Também surpreendente foi o sucesso alcançado pelo Vai na Web, programa de treinamento em tecnologia de jovens do Complexo do Alemão, na zona Norte do Rio. A fundadora da iniciativa, Aline Fróes, conta que teve a ideia de resolver a contradição entre a carência de mão de obra especializada por parte das empresas com o alto índice de adolescentes que não estudavam nem trabalhavam nessa comunidade. Segundo ela, esse é um contraste grave do país, pois enquanto há cerca de 620 mil jovens sem ocupação qualquer, há 450 mil vagas na área tecnológica constantemente em aberto.

Muitos dos participantes não só conseguiram já colocação no mercado como estão alcançando avanços em suas carreiras. O sucesso da iniciativa chamou a atenção de estudantes da Universidade de Stanford, na Califórnia, que desenvolveram em conjunto com os alunos do Vai na Web um aplicativo que conecta participantes de programas de impacto social no mundo todo.

“Há nas comunidades jovens com enorme potencial e criatividade para o desenvolvimento de software e outras capacidades e não estamos enxergando isso”, afirmou Aline.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade