Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Rio2C: SXSW e a inspiração para mais inovação e criatividade

26/04/2019

Rio2C: SXSW e a inspiração para mais inovação e criatividade

Nos anos 1980, o South by Southwest (SXSW) tinha como principal foco a música e o cinema. Foi só em 1995 que o festival incorporou a inovação em seu cardápio. O evento trouxe benefícios permanentes para a cidade de Austin, no Texas, que desenvolveu sua cena musical e audiovisual. Reunir criadores de diversas áreas para apresentar seus trabalhos e projetos estimulou a diversidade e a criatividade local. E os profissionais que se mudaram para o local criaram fundos de ajuda mútua e a efervescência cultural e criativa estimulou o turismo e os novos investimentos.

O diretor e cofundador da SXSW, o americano Louis Black, contou ao público da Rio2C como o evento se tornou uma referência não só para a conferência carioca, como para outras no mundo. O que parecia há cerca de 30 anos loucura se transformou num fomentador de desenvolvimento para a cidade, que hoje conta com um dos maiores índices de startups por habitante dos Estados Unidos.

“O Rio é uma das maiores capitais culturais do mundo. É uma comunidade cheia de vida e surpreendente”, declarou Black.

Louis Black, cujo pai morou no Rio durante a Segunda Guerra Mundial, disse que eventos como a Rio2C podem mudar a cara da cidade nos próximos 10 anos.  Ele exaltou a riqueza cultural e criativa das favelas e afirmou que é preciso dar mais atenção à cena musical das periferias, como o rap.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade