Acessibilidade
Contato

SXSW 2021 – Macrotendências para o futuro: Mudança no Consumo

31/03/2021

SXSW 2021 – Macrotendências para o futuro: Mudança no Consumo

Festival de música, cinema, educação, tecnologia e inovação que existe há 34 anos, o SxSW teve sua edição cancelada em 2020 por conta do Corona. E foi justamente a pandemia global que deu o tom da edição SxSW 2021 Online, que aconteceu de 16 a 21 de março. Pela primeira vez, o evento foi 100% remoto e digital. Foram sete temas centrais em torno das quais se organizaram debates, painéis, palestras e keynote speakers. Em todos eles, a pandemia apareceu como um motor para acelerar de vez as mudanças que já estavam em curso com as inovações tecnológicas, digitalização das interações, mudança de comportamentos sociais, queda definitiva das barreiras geográficas e virtualização das experiências e realidades.

Confira abaixo algumas tendências apontadas por futuristas, inovadores e diferentes palestrantes do evento no caminho das mudanças na forma de consumir e comprar:

–  A versão online do evento em si já revelou uma tendência no ramo da produção de eventos com a melhoria e ampliação na experiência de produção e consumo de conteúdo. A decisão de deixar todo ou parte do conteúdo disponível depois de sua transmissão (por 24 horas, 7 dias, 1 mês) permite que o público possa acessar muito mais mesas, debates e palestras do que na versão presencial do evento. Uma boa interface é crucial nesse sentido, tanto para facilitar a vivência do público quanto para promover interação, engajamento e conexão, palavras de ordem do mundo pós-pandêmico.

–  No universo de compras e consumo, o live shopping é uma tendência inescapável – Amazon já tem plataforma funcionando e o Google está desenvolvendo a sua. É uma espécie de “venda social” na tentativa de replicar a experiência real da compra presencial na compra online, que é solitária. No live shopping há interação com o vendedor e com outros consumidores.

–  Falou-se muito em NFT (non-fungible tokens): último fenômeno das criptomoedas, permite transformar peças de arte e de qualquer tipo de colecionável numa obra única, verificável e comercializável por blockchain. De imagens digitais a gatos virtuais ou um videoclipe de LeBron James. Por incrível que possa parecer para os outsiders, NFTs têm atraídos investidores em busca de um tolken único, com certificado de garantia.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação


Confira a política de privacidade

Cancelar meu cadastro na rede do Oi Futuro

×

Não quer mais receber os nossos e-mails?

Seu e-mail foi removido com sucesso.