Acessibilidade
Contato

Conheça as 5 iniciativas com melhor desempenho no MOVE_MT

10/05/2022

Conheça as 5 iniciativas com melhor desempenho no MOVE_MT

Com 68 empreendedores beneficiados em mais de 1.900 horas de formação/mentorias realizadas ao longo de seis meses, chegou a hora de conhecer os projetos que mais se destacaram no programa MOVE_MT. O Oi Futuro e a Secretaria Estadual de Cultura e Lazer de Mato Grosso anunciam nesta quarta-feira (11) os cinco empreendimentos com melhor desempenho no programa de aceleração.  Os selecionados farão uma imersão no Oi Futuro e poderão se conectar com empreendedores da economia criativa do Rio de Janeiro.

Os selecionados são: Sumac Records, Encontrei lá Brechó, Delícias da Rozi, ArtGi Empreendimento Sustentável e Cadju Filmes. Conheça mais sobre cada um deles ao final da matéria.

A escolha aconteceu após a banca de pitch, realizada na primeira semana de maio. Durante três dias, 25 empreendedores apresentaram o que foi desenvolvido e aprimorado em seus projetos nos 6 meses de aceleração oferecidos pelo programa. A banca de avaliação contou com profissionais do mercado da economia criativa e analisou o desempenho dos empreendedores nos pontos de vista da economia, do investimento e do impacto de seus trabalhos.

Para muitos participantes do programa, o pitch (uma apresentação curta, para vender uma ideia, projeto ou negócio) foi um dos maiores desafios, já que nem todos os participantes enxergavam seus negócios como, de fato, um empreendimento.

“Muitos deles entraram apenas como produtores, escritores, artistas e músicos e saíram entendendo que eles não deixaram de ser da área de cultura, mas que também despertaram o lado empreendedor, desenvolveram outras habilidades, com olhar direcionado para a gestão, de números, indicadores e impacto. Os empreendedores aprenderam ao longo do programa como se estruturar, se reconhecerem como empresas, e pensaram maneiras de gerar ou potencializar a geração de receita”, explica Carla Uller, gerente de programas e projetos do Oi Futuro.

Outro grande aprendizado apontado pelos empreendedores foi o desafio de como utilizar as redes sociais para o posicionamento de seus negócios e como plataforma de venda de produtos. Estes e outros pontos foram avaliados pela banca para a lista dos 5 projetos de maior destaque. Apesar de ter peso para a definição dos cinco projetos escolhidos, o pitch não foi o único critério levado em conta para a seleção – os projetos selecionados se destacaram também ao longo de toda a aceleração do MOVE_MT.

Conheça mais sobre os projetos selecionados:

SUMAC RECORDS
Estúdio e gravadora voltada para a aceleração de artistas autorais. Oferece serviços para o desenvolvimento de carreiras sustentáveis, atuando nas frentes de capacitação, produção, distribuição e promoção.

ENCONTREI LÁ BRECHÓ
Brechó criado por uma mãe adolescente que busca atender todos os corpos e entrega conteúdo de valor na internet. “Encontrei Lá Brechó” oferece peças plus size, com estilo visando elevar a auto estima das clientes. Estimula uma nova forma de consumo, visando a preocupação com o meio ambiente.

CADJU FILMES
Produtora de documentário audiovisual dedicada a temas indígenas, de direitos humanos e ambientais. Busca amplificar os saberes e as vozes das mulheres indígenas, documentando sua luta pela preservação de sua cultura e da terra, além de formar jovens mulheres em audiovisual.

DELÍCIAS DA ROZI
Doceria on-line voltada para as classes C, D e E de Cáceres (MT), engajada na redução dos impactos ambientais por meio do uso e descarte consciente de embalagens.

ARTGI EMPREENDIMENTO SUSTENTÁVEL
Empreendimento especializado na produção de artigos em madeira e engajado na sustentabilidade, visando a preservação do meio ambiente, o reflorestamento e o aproveitamento da matéria-prima.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade