Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Oi Futuro, British Council e Porvir lançam guia “Empreendedorismo Social na Educação”

08/09/2020

Oi Futuro, British Council e Porvir lançam guia “Empreendedorismo Social na Educação”

O Oi Futuro, o British Council e o Porvir lançam guia digital gratuito para apoiar educadores e gestores das redes pública e privada a promoverem práticas pedagógicas que estimulem os jovens a empreenderem com foco em soluções para a sociedade e o meio ambiente. O especial mostra como conectar empreendedorismo de impacto social e escola, incorporando o tema ao currículo, às práticas pedagógicas e ao dia a dia dos alunos. São dicas, estratégias e casos reais, do Brasil e do Reino Unido, que servem de apoio e inspiração para gerar experiências que estimulem os jovens a empreenderem para transformar o mundo. O guia está disponível em: www.empreendedorismosocial.porvir.org

A inclusão do empreendedorismo no Novo Ensino Médio, como um dos quatro eixos estruturantes de itinerários formativos, jogou luz sobre o tema e sobre os desafios para implementá-lo nas escolas. O empreendedorismo de impacto social – focado na criação de serviços e produtos que visem soluções para problemas coletivos e do meio ambiente –  possibilita o desenvolvimento de competências dos jovens que também estão previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de inspirar a realização de projetos de transformação social a partir do ambiente escolar. No guia digital, educadores de todo o país vão encontrar orientações sobre como articulá-lo com outros processos educacionais.

“O projeto Empreendedorismo Social na Educação nasceu de um desejo coletivo em construir referências para as escolas trabalharem com seus estudantes, qualificando o empreendedorismo e o conectando aos grandes desafios sociais que as novas gerações vão enfrentar. A plataforma foi concebida com uma visão dupla de educação e inovação social, e serve ao mesmo tempo de inspiração e guia prático para implementar aulas e atividades nas escolas”, afirma Carla Uller, gerente executiva de Educação e Inovação Social do Oi Futuro.

O guia é resultado do seminário “Empreendedorismo Social na Educação: Como Aproximar os Dois Universos”, promovido pelas instituições parceiras em fevereiro de 2020 no Lab Oi Futuro, com representantes brasileiros e britânicos dos dois campos. Durante o evento, integrantes das secretarias de educação, do terceiro setor, além de pesquisadores, educadores, empreendedores e jovens egressos do ensino médio, trocaram experiências, ideias e referências sobre o tema.

Para a diretora de Educação do British Council, Diana Daste, pensar em empreendedorismo social na educação é ampliar o repertório de abordagens pedagógicas à disposição das escolas para pensar formação cidadã, inserção no mundo do trabalho e desenvolvimento social e econômico. “É entender como as rotinas da educação básica podem se entrelaçar na resolução de problemas locais ou de valorização de territórios criativos ao mesmo tempo em que competências e conteúdos próprios do mundo escolar são desenvolvidos em contexto.”

Já a diretora do Porvir, Tatiana Klix, ressalta que o material inédito é um esforço do Oi Futuro, Porvir e British Council para apoiar redes, escolas e professores a impactar positivamente a vida e os projetos dos jovens. “Levar o empreendedorismo social para o ensino médio é reconhecer o jovem como protagonista na transformação do mundo a sua volta e também da educação.”

Clique aqui e acesse o guia Empreendedorismo Social na Educação.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade