Acessibilidade
Apoie FUTUROS

OI FUTURO E INSTITUTO RESSOARTE REALIZAM ENTREGA DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS AOS ALUNOS DA ORQUESTRA INDÍGENA TEKO ARANDÚ

01/11/2013

OI FUTURO E INSTITUTO RESSOARTE REALIZAM ENTREGA DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS AOS ALUNOS DA ORQUESTRA INDÍGENA TEKO ARANDÚ

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, em parceria com o Instituto Ressoarte, realizam, no dia 1 de novembro, a entrega de instrumentos musicais aos alunos do projeto “Orquestra Indígena TekoArandú”, que prevê a implantação de uma orquestra indígena de metais e percussão para alunos de escolas indígenas das aldeias de etnia terena e também da rede pública de ensino de Anastácio e Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. O evento marca o início efetivo do projeto, selecionado pela 9ª edição do Programa Oi Novos Brasis do Oi Futuro.

Ao todo, foram adquiridas 50 estantes para partituras e 32 novos instrumentos musicais, que serão acrescentados ao acervo do Instituto RessoArte para oferecimento das aulas: 4 tubas, 8 trompetes, 8 trombones, 4 Flugelhorn, 4 Euphoniuns, 2 Quintotons e 2 liras.

A orquestra será formada por 50 alunos da comunidade indígena Aldeinha e da rede pública de ensino, que receberão oficinas de formação musical teórica e prática de instrumentos de percussão e sopro. As aulas possuem duração de dez meses e terão início em novembro. Além da orquestra, serão ministradas oficinas de violão para 25 alunos pelo mesmo período, beneficiando um total de 75 jovens. Também serão realizadas oficinas de musicalização para 125 alunos durante cinco meses nas aldeias de Aquidauana/MS. Ao término do projeto serão realizadas apresentações em seis comunidades indígenas: as aldeias Aldeinha, Lagoinha, Limão Verde, Bananal, Água Branca e Ipegue.
O projeto, que visa aumentar a visibilidade da identidade cultural dos povos indígenas, prevê que os alunos da orquestra sejam capazes de executar peças musicais, do clássico ao popular, e contará, ainda, com a utilização de sonoridades, ritmos e influências musicais indígenas, culminando na realização de um espetáculo com o repertório ensaiado durante as oficinas do projeto.

Para o lançamento do projeto está prevista a presença dos alunos e lideranças (cacique e vice cacique) indígenas da comunidade terena Aldeinha, de estudantes da rede pública de ensino, do Executivo de Relações Institucionais da Oi no MS, João Henrique de Abreu, e da diretora da Escola Estadual Indígena, Guilhermina da Silva, além de membros diretores do Instituto RessoArte.

 

Serviço:
Lançamento do Projeto “Orquestra Indígena Teko Arandú”
Local: Sede do Instituto RessoArte (Rua Américo de Souza, 320 – Centro. Anastácio)
Horário: 18h

 

Construindo Novos Brasis

 

O Oi Novos Brasis é um dos principais programas do Oi Futuro. Em nove edições do programa, foram apoiados 165 projetos em todas as regiões do país, nas linhas de atuação do Oi Novos Brasis: Educação para a Sustentabilidade, Trabalho e Renda, e Garantia de Direitos, destacando-se, nessa ultima vertente, o peso crescente de projetos com foco em pessoas com deficiência e acessibilidade, que é uma agenda central para o Oi Futuro.

Além da orquestra indígena, em 2013 no estado do Mato Grosso do Sul, o Oi Novos Brasis apoiou o projeto Oficina Panificadora, da Sociedade Eunice Weaver de Campo Grande, que capacitou 40 adolescentes na área de panificação para geração de trabalho e renda. Em 2012, o Oi Futuro apoiou também o projeto Núcleo Tecnológico, do Moinho Cultural em Corumbá, que ofereceu aulas de fotografia, produção fonográfica, processo criativo, e de captação e edição de imagens para os integrantes do núcleo e de escolas públicas de Corumbá e Ladário.

 

Sobre o Instituto Ressoarte

 

O Instituto RessoArte é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como sua missão principal a construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável. Seu foco é incidir em espaços de discussão sobre políticas públicas e ações para o desenvolvimento local, com ênfase nas áreas da Cultura da Infância, Cultura de Paz, formação profissional e tecnológica e socioambiental, promoção do desenvolvimento econômico, do voluntariado, da ética e dos direitos humanos por meio de uma gestão compartilhada e participativa (estado-sociedade civil), visando promover formação cívica, educacional e cultural aos seus participantes. O Instituto desenvolve suas ações há cinco anos nos municípios de Anastácio e Aquidauana/MS, situados a 125 km da capital Campo Grande (MS).
O Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento – RessoArte, tem por missão: promover o desenvolvimento sócio-cultural do ser humano por meio da arte e todas as suas formas de expressão, atuando nas interfaces da música, dança, teatro, audiovisual, patrimônio material e imaterial, culturas populares e digital, consoante versa a Convenção da Unesco para Promoção e Proteção da Diversidade Cultural.
Nesse sentido, o Instituto materializa seus objetivos sociais através de projetos articulados em núcleos de intervenção, sendo eles o Núcleo de Artes RessoArte, Núcleo de Assistência Social, Núcleo de Formação Profissional e Tecnológica e Núcleo de Educação Inclusiva que beneficiam diretamente 120 pessoas dentre crianças, adolescentes e adultos.

 

 

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade