Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Encerramento Labora + SEBRAE: confira os resultados e impactos

15/09/2020

Encerramento Labora + SEBRAE: confira os resultados e impactos

Na última sexta-feira, dia 11, chegou ao fim o ciclo de aceleração Labora + SEBRAE. Durante 6 meses foram mais de 280 horas de mentorias online, com mais de 300 atividades realizadas.  Além disso, 66% dos participantes obtiveram aumento do faturamento durante a aceleração. 

Aliando tecnologia, inclusão e meio ambiente, 20 empreendedores foram selecionados para o Edital, que ajuda os negócios a alavancarem propostas inovadoras. Marcando o encerramento do ciclo, uma banca formada por especialistas premiou as iniciativas Alghorit, RayPay e Toti.

“Iniciamos nossa jornada motivados por uma certeza: queremos contribuir com a solução da problemática da dengue em nosso país e no mundo”, conta Pedro Souza, CEO do Alghorit. O Alghorit é um sistema de monitoramento de epidemias, visando automatizar e informatizar o processo de coleta, transmissão, processamento e análise de dados a respeito do Aedes Aegypti. “Em um momento em que toda a sociedade está migrando para o ambiente digital, os negócios sociais também precisam de suporte, como o que tivemos no ciclo de aceleração”, acrescenta. 

 “Hoje, deficientes visuais não têm acesso a informação completa em sua jornada de compra. Nossa proposta traz proteção a esse público”, esclarece Nilo Sheeny, CEO e fundador da RayPay, app que opera a leitura do QR Code de vendas realizadas para clientes com deficiência visual, oferecendo ao usuário segurança e autonomia para concluir suas compras. “As novas tecnologias se aliam a dores antigas que ainda não possuíam soluções eficientes e agora trazemos soluções totalmente viáveis”, conta.

“A própria tecnologia é uma ferramenta de transformação social, por isso na Toti a gente busca democratizar o ensino de tecnologia. Expandindo essa ferramenta para grupos que normalmente não têm acesso, elas ficam capazes de criar suas próprias soluções. Esses grupos que precisam da tecnologia como uma forma de democratização de seus direitos.”, defende Bruna Amaral, uma das fundadoras da Toti. A Toti é um negócio social multiplataforma que capacita refugiados e imigrantes na área tecnológica e os conecta a empresas com altas demandas de contratação. “A tecnologia já está presente em nossas vidas, então por quê não utilizar a tecnologia da melhor forma, que é trazendo equidade e direito para todos?”, pontua. 

Todos os negócios receberam formação em gestão com metodologia do Sebrae, consultoria e mentoria customizada em tecnologia. Agora, os selecionados integram às redes do Labora e do Sebrae/RJ, onde podem trocar experiências, oportunidades de capacitação e prospecção de investidores e parceiros. “A aceleração trouxe muita maturidade, todos os processos foram fundamentais, como estamos só começando, e tudo que aprendemos foi muito importante e transformou muito o nosso projeto”, conta Nilo sobre os aprendizados da aceleração.

Confira a seguir mais sobre cada um dos negócios que participaram do ciclo de aceleração:

Alghorit: Sistema de monitoramento de epidemias, visando automatizar e informatizar o processo de coleta, transmissão, processamento e análise de dados a respeito do Aedes Aegypti.

beRap: App de batalha de rimas que através da gameficação e de novas experiências cria valor para quem quer aprender a rimar, quem já rima e está em busca de aperfeiçoamento, quem quer se divertir ou apenas assistir/votar.

Byzahira: Negócio social na área da moda voltado para o empoderamento econômico de costureiras e uso de materiais recicláveis e sustentáveis. 

CO2mpensados: App que tem como foco a mudança de hábitos dos brasileiros e a sua conscientização ambiental em tempo real, oferece monitoramento diário e dicas para melhorar a pegada ambiental.

Crescere: Formação em hard e soft skills para jovens nas áreas de programação, desenvolvimento de produto, data science, com modelo de financiamento diferenciado conectando jovens diversos ao mercado de trabalho, em especial 1º emprego.

LBE Serviços Médicos Ltda: Plataforma de treinamento para profissionais da área da saúde, utilizando realidade virtual e aumentada, visa a formação contínua e efetiva dos profissionais e redução dos custos ao sistema de saúde pública. 

Loub: Plataforma de vendas e contratação de serviços em comunidades que conecta prestadores de serviço e lojistas a novos clientes por geolocalização.

RayPay: App que realiza leitura do QR Code de vendas realizadas para clientes com deficiência visual oferecendo ao usuário segurança e autonomia para concluir suas compras.

T&D Sustentável Comércio e Instalações: Tecnologia que permite economia de até 70% do consumo de água dos clientes que utiliza inteligência artificial para monitoramento do consumo.

Tecnogueto: Programa de educação que promove a diversidade e inclusão de profissionais no mercado de trabalho na área tecnológica.

Toti: Negócio social multiplataforma que capacita refugiados e imigrantes na área tecnológica e os conecta a empresas com altas demandas de contratação.

Troca: Plataforma de recrutamento e seleção inclusivo, com sistema de acompanhamento que ajuda o profissional a se manter no emprego.

Whywaste: Solução que utiliza inteligência artificial para reduzir o desperdício de alimentos em supermercados e distribuidores, além de conecta-los digitalmente a ONGs, escolas e bancos de alimentos.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade