Acessibilidade
Apoie FUTUROS

O IPTI E AS PROFESSORAS DE SANTA LUZIA DO ITANHY LANÇAM UMA NOVA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO PARA REDES MUNICIPAIS.

08/04/2015

O IPTI E AS PROFESSORAS DE SANTA LUZIA DO ITANHY LANÇAM UMA NOVA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO PARA REDES MUNICIPAIS.

No dia 24 de março, o IPTI e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Luzia do Itanhy, em parceria com o Oi Futuro e a rede municipal de educação local lançaram o caderno pedagógico do Synapse destinado a auxiliar a prática das professoras em sala de aula. O conteúdo deste lançamento é voltado ao 1° ano, iniciando, assim, a coletânea de materiais para o Ensino Fundamental Menor que está por vir.

O evento, que ocorreu em Santa Luzia do Itanhy, contou com a presença do Instituto Oi Futuro, representado por Miriam Carvalho, além do Prefeito e da Secretária de Educação do município, Edson Cruz e Valdomira Sales dos Santos. Outros parceiros do IPTI também marcaram presença no lançamento: Paulo do Eirado Dias Filho, (Senac/SE), Patrícia Lobaccaro (Brazil Foudation), Patrícia Vasconcelos (Instituto Península), Alexandro Sampaio Santana (MP/SE) e Carlos André Araujo Menezes (Secretário de Educação de Umbaúba).

Este momento celebrou um esforço de cinco anos da equipe do IPTI para alcançar uma tecnologia social que respeite a realidade e as restrições locais, bem como, contextos e referências culturais. Essa publicação é o reflexo desse trabalho. Seu desenvolvimento ocorreu a partir de um processo participativo envolvendo a equipe de pesquisadores do IPTI e 6 professoras das escolas municipais de Santa Luzia do Itanhy, tendo como base os conceitos de neuro educação sobre como aprimorar a aprendizagem dos alunos.

Em 2016, o próximo passo será a validação de um modelo escala do projeto Synapse, em que as seis professoras irão trabalhar como multiplicadoras para os outros professores de Santa Luzia do Itanhy. Dessa forma,buscando concretizar a meta do projeto de criação de uma solução sustentável e eficaz para o ensino fundamental em escolas públicas de municípios pequenos e pobres. Alcançando, por fim, melhorias significativas no aprendizado de português e matemática.

 

O caderno pedagógico Synapse foi registrado em creative commons e está disponível para livre utilização através do link http://www.ipti.org.br/wp-content/uploads/caderno-pedagogico.pdf.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade