Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Sobre o Labora

O Labora é um hub dedicado à educação empreendedora e ao fortalecimento de negócios e organizações comprometidos com o impacto social.

O Labora é um ambiente de aprendizagem, criação e articulação que conecta empreendedores que buscam soluções para problemas da sociedade e oferece ciclos de aceleração para startups e organizações sociais selecionados por editais públicos, além de uma agenda contínua de mentorias, workshops, cursos, seminários e palestras para o público em geral. Em quatro anos de atuação, foram 113 negócios e organizações acelerados, com cerca de 500 empreendedores impactados diretamente em seis ciclos de aceleração e mais de 3.800 participantes nos eventos promovidos pelo Labora. Atuamos com o Instituto Ekloos, a Startup Farm, a Yunus Negócios Sociais, o Centro de Estudos Avançados do Recife (C.E.S.A.R.) e o Sebrae.

Nossa estrutura

Labora funciona no Lab Oi Futuro, espaço de criação, experimentação e colaboração idealizado para impulsionar criadores de diversas áreas e startups de impacto social de todo o Brasil, selecionados por editais públicos. Com mais de 500m², o laboratório dispõe de 28 posições de trabalho, espaço maker e auditório. Além do Labora, o espaço de coworking abriga também o LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical do Oi Futuro, e oferece estrutura física e suporte técnico necessários para que seus participantes viabilizem seus projetos em um ambiente que estimula a produção colaborativa, a formação de redes e a inovação. O Lab Oi Futuro funciona no prédio administrativo do Instituto, na Rua Dois de Dezembro, no Flamengo, Rio de Janeiro.

Perguntas mais frequentes

  • O que é o Labora?

    É o nosso hub dedicado à educação empreendedora e ao fortalecimento de negócios e organizações comprometidos com o impacto social.

  • Qual a proposta de trabalho do Labora?

    Por meio de parceiros técnicos, o Labora oferece uma educação emprendedora,  impulsionando e fortalecendo organizações, projetos e negócios sociais socioculturais em diferentes fases de maturação, com programas de formação, incubação e aceleração. Além disso, o Labora estimula a articulação de redes colaborativas de empreendedores, tendo como fio condutor a busca comum por soluções inovadoras.

  • O que são negócios socioculturais?

    Negócios Socioculturais são empresas que têm a única missão de solucionar um problema social, são autossustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos.

  • O que é uma aceleradora?

    Aceleradoras são empresas cujo objetivo principal é apoiar e investir no desenvolvimento e rápido crescimento de novos negócios ou startups, ajudando-as a obter novas rodadas de investimento ou a atingir seu ponto de equilíbrio (break even), fase em que elas conseguem pagar suas próprias contas com as receitas do negócio.

  • Quem pode participar do Labora?

    O Labora possui dois editais: um voltado para projetos, negócios e organizações sociais, em parceria com o Instituto Ekloos nos dois ciclos de aceleração, e outro voltado exclusivamente para negócios sociais, em que o primeiro ciclo foi realizado em parceria com a Yunus Negócios Sociais e o segundo ciclo em parceria com a Startup Farm. Podem participar do Labora os selecionados nos editais.

  • Qual é a diferença entre os editais do Labora?

    O edital Impulso, em parceria com o Instituto Ekloos, é destinado a projetos que buscam transformar a sociedade por meio da cultura.  Foram selecionados 20 negócios de impacto social, organizações da sociedade civil, grupo culturais e coletivos do estado do Rio de Janeiro. Com o patrocínio da Oi e apoio do Oi Futuro, através da lei de incentivo da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, o edital tem o objetivo de fomentar e fortalecer iniciativas culturais para que possam se desenvolver, estruturar processos de gestão e ampliar seu impacto social de forma inovadora para além da atividade cultural.

    O edital voltado exclusivamente para negócios sociais busca empreendedores sociais que tenham um produto ou serviço com soluções focadas em resolver grandes problemas sociais e que, preferencialmente, usam tecnologia de forma inovadora.

  • A inscrição nos editais é totalmente gratuita?

    Sim.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade